segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Um gorro e muitos problemas

Um caso curioso na aula.
Hoje na aula, Lassë um amigo finlândes entra dentro da sala de aula com o gorro na cabeça, como anda todos os dias, um gorro normal, simples e discreto.
Aparentemente, é já antiga a birra da professora, que se reformará no proximo ano, que lhe pede para tirar o gorro, coisa que normalmente ele faz.
Hoje, não sei bem porquê, o Lassë decidiu que não tinha que tirar o gorro. Bem, a professora muito tranquilamente sentou-se em sua frente (eu estava ao seu lado) e insistiu que ele deveria tirar o gorro porque ela não gostava, entraram numa troca de argumentos.

Professora: Tira o gorro porque não se está na sala de aula de gorro
Lassë: Mas porquê? Não estou a incomdar ninguém.
P: Pois, mas estas-me a incomadar a mim que não gosto de ver pessoas de gorro.
L: Mas porquê? É a única professora que me pede para tirar o gorro, em todas as aulas estou de gorro.
P: Acho que é até nojento comer com o gorro na cabeça.
L: Mas e com as mulheres? Pede-lhe para tirar os gorros?
P: Não, elas podem ter os gorros
L: Parece-me que isso é descriminação de género
P: Se não tiras o gorro, recuso-me a dar a aula
L: Desculpe, mas não me apresentou nenhum motivo válido para tirar o gorro, não vou tirar.

Assim foi, a professora recusou-se a dar a aula e saiu da sala. Note-se que toda esta conversa foi tranquila e de igual para igual, não há cá autoritarismos baratos de «eu sou a professora e mando nisto tudo».
Tratou-se apenas de um conflito de gerações em que a professora perdeu o primeiro round, amanhã será o segundo.

Assunto complexo, fica ao critério do leitor quem tem razão ou não. Talvez não seja o mais interessante deste post, mas sim o facto de a discussão se ter dado de uma forma equalitária e sem abusos de autoridades.

Apoiei o Lassë, não há já grande paciência para estas pseudo-boas educações.

Lassë à direita com o seu gorro, Portugal em pano de fundo

Wear a hat and stand for your rights!

6 Comentários:

Às 10 de novembro de 2008 às 18:16 , Anonymous Anônimo disse...

Tens a certeza que estás na UNIVERSIDADE? Lembro-me da velha dicussão dos bonés na sala de aula, mas...no básico

 
Às 10 de novembro de 2008 às 18:58 , Blogger Chico disse...

Agora que falas nisso,(não sei quem és!) apercebi-me à pouco tempo que não estou.
Há algumas diferenças no ensino superior da Finlândia. Estou naquilo que eles chamam University of Applied Sciences, que é um pouco diferente da University, onde se estuda engenharia por exemplo.
O tipo de ensino é diferente, mas nada justifica a palhaçada do gorro.

 
Às 10 de novembro de 2008 às 19:31 , Anonymous Anônimo disse...

"à pouco tempo" deve escrever-se "há pouco tempo".
Vê lá se advinhas, agora, quem é esta anónima...

 
Às 10 de novembro de 2008 às 19:49 , Blogger Chico disse...

Sim, sim, faço uma pequena ideia! :)

 
Às 11 de novembro de 2008 às 16:51 , Blogger TiTcho disse...

Diz-me que a conversa entre aluno e docente foi em finlandês. Assim dava-te na boa os 3 crédito só por teres percebido =P

 
Às 11 de novembro de 2008 às 17:53 , Blogger Chico disse...

Caro Tiaguinho, aqui é tudo em inglês, um país envoluido! :p
Mesmo os alunos finlandes falam com os profs em inglês caso a disciplina seja dada em inglês!

Um abraço

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial