quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Quanto mais ganham mais pagam

Um dos segredos do sucesso economico dos países nórdicos deve-se ao facto de todo o cidadão pagar os seus impostos, em geral todos têm consciencia social e pagam, caso não paguem serão duramente punidos com multas altissímas. Porém, aqui tudo é progressivo, ou seja, quanto mais alto seja o rendimento, mais alto será o imposto a ser pago.
Ora, com as multas (estrada, etc) passa-se o mesmo. Há uns dias um milionário finlandês foi apanhado em excesso de velocidade no seu Lamborgini.
Sabem quanto pagou de multa? 300.000€!!! Sim, eu escrevo para quem não se acredita, trezentos mil euros! E consta que apenas ia a 150 Km/h, quando o limite era 120Km/h.

Cá está, é tramado ter dinheiro na Finlândia, o Estado chula-os até ao tutano!

3 Comentários:

Às 14 de novembro de 2008 às 00:27 , Anonymous Anônimo disse...

Chulanço do Estado? Talvez, mas esse dinheiro é usado para o bem estar comum, certo? Não é isso que dizem os indicadores de pobreza, educação, saúde, e de ausência de corrupção dos países nórdicos? Nem todos os "estados" são corruptos como o português. Não será melhor ser chulado pelo estado do que por um qualquer Belmiro?
Bjinhos
Mare-alta

 
Às 14 de novembro de 2008 às 16:20 , Blogger Chico disse...

Hum... Assunto complexo. Discutivél.
O que é a qualidade de vida, o que é o grau de felicidade? São questões às quais não há um denomidador comum.
Querendo com isto dizer que apesar de o sistema nordico funcinar muito bem em termos sociais, este não permite que as pessoas possam ter uma carreira ambiciosa nem que possam sentir-se motivados para trabalhar pois nunca lhes é permitido atingir patamares elevados de condições monetárias nem de responsabilidade.
O que se passa, é que é díficil encontrar um finlandes satisfeito com a sua vida, e não é só por causa do tempo!

Taxa de suicidio mais alta do mundo,não é por acaso, e repito, não é só por causa do tempo!

O que é qualidade de vida?
Responde lá a isso Mare-Alta!

 
Às 14 de novembro de 2008 às 20:40 , Anonymous Anônimo disse...

Qualidade de vida "BÁSICA" é o "Pão, paz, habitação, saúde e educação..." o resto cabe a cada um descobrir onde está e não está, de todo, nos patamares elevados de condições monetárias.

Mare-alta (eu só queria animar um bocadinho a discussão no blog)

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial