terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Hora de balanço

O primeiro semestre está mesmo a terminar, vou iniciar a minha jornada final de despedidas, já que terminei as aulas e os trabalhos.
Achei que estava na hora de um balanço, será possivelmente a última vez que escrevo no blog antes do próximo semestre.

Não foi fácil. Para quem pensa que o Erasmus é um mar de rosas engana-se profunda e redondamente.
Não é fácil deixar familia e amigos para vir para um país que é realmente diferente e de certa forma díficil. Tive duas semanas em que possívelmente foram o maior desafio da minha vida. Quando cheguei tive vontade de voltar tal eram as adversidades.
É dificil a adptação a uma cultura, mas sobretudo a pessoas, com comportamentos totalmente diferentes dos nossos, levou-me muito tempo a conseguir interpretar comportamentos e atitudes das pessoas, sobretudo porque lidava todos os dias com mil e uma culturas.
As relações foram tornando-se fortes, encontrei muito boa gente aqui que me permitiu que os dias fossem cada vez melhores.
Fui aprendendo com o tempo que eu sou diferente deles, que eu tenho uma forma de estar diferente, que realmente sou mais parecido com os sul americanos do que com os europeus do norte. Adptei-me, mudei algumas coisa, mantive algumas que acho fundamentais. Fui sempre muito bem aceite e talvez seja de todos aquele que melhor se integrou com os finlandeses que por algo que ainda não entendi me confessam as suas maiores fustrações e tristezas. Há quem me ponha o nick de Dr. Chico. Aparentemente vim aqui fazer psicologia.

Sinto este país como a minha seugunda casa.

Preparadíssimo para o segund round de Suomi!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial