segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Silêncio Finlandês

Os finlandeses são conhecidos por serem o povo mais calado da escandinávia. Porreiro pá!
A minha primeira experiência com o finnish silence deu-se logo na primeira noite em que cheguei à Finlândia.
Á minha espera estavam duas jovens que estavam encarregues de me levar a Porvoo e à residência. São alunas da uni. e fazem parte do grupo de estudantes que está encarregue de orientar os ERASMUS.
Depois de chegarmos ao carro e eu por as malas iniciamos a viagem de cerca de uma hora desde Helsinquia até Porvoo.
Durante 5 minutos nem uma palavra, começei a ficar impaciente. Decidi começar a fazer perguntas. O clássico e universal desbloqueador de conversa, o tempo. «Ah e tal, então como tem estado o tempo?» «Não está mal». Silêncio. Porra, nem com esta interessante conversa consegui que me dessem mais que uma frase. «Então e gostam de estudar em Porvoo?» «Sim, não está mal» Caguei, desisti de fazer perguntas. Curioso é que também não me fizeram nenhuma. Continuamos a nossa viagem de mais de 40min em completo silêncio.

Vim depois a saber que isto é completamente normal, aparentemente os finlandeses só conseguem começar a falar quando sentem que têm confiança para tal e só abrem a boca se têm algo pra dizer, não fazem small talk.
Por isso não estranhem se um dia vierem à Finlândia e estiverem a fumar um cigarro na varanda com mais 3 finlandeses e nenhum abrir a boca.
É habitual também fazer perguntas e não obter respostas, só porque não lhes apetece falar do assunto.

Porém, após a quantidade ideal de cervejas é frequente vê-los a falar pelos cotovelos.

Crazy Finland.

3 Comentários:

Às 22 de outubro de 2008 às 16:00 , Anonymous Anônimo disse...

Grandeeeeeeee Chico

Estamos os três (O Pai, o Brinquinho e o Doutor) aqui a gritar por ti..

Esse bigode anda fenomenal! :)

Abraços e beijinhos

 
Às 22 de outubro de 2008 às 17:34 , Blogger Chico disse...

Hum... perdoem-me caros amigos, mas não estou a ver quem seja o Pai, o brinquinho e o doutor. :S

 
Às 22 de outubro de 2008 às 19:16 , Anonymous Anônimo disse...

Visto que já sabemos a consideração que tens por nós, este será o nosso último comentário de nível didáctico elevado, passando de imediato para um nível, digamos que, javardolas...

"O Pai": Bruno Marques
"O Brinquinho": Filipe Felix
"O Xotor": António Cardoso

:)

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial